Curta

Método Escoteiro

O Método Escoteiro caracteriza-se pelo conjunto dos seguintes pontos, com aplicação eficazmente planejada e sistematicamente avaliada nos diversos níveis do Movimento:

1. Aceitação da Promessa e da Lei Escoteira: Todos os membros assumem, voluntariamente, um compromisso de vivência da Promessa e da Lei Escoteira.

2. Aprender fazendo: Educando pela ação, o Escotismo valoriza o aprendizado pela prática; o treinamento para a autonomia, baseado na autoconfiança e iniciativa; os hábitos de observação, indução e dedução.

3. Vida em equipe, incluindo: descoberta e aceitação progressiva de responsabilidades; disciplina assumida voluntariamente; capacidade tanto para cooperar como para liderar.

4. Atividades progressivas, atraentes e variadas, compreendendo: jogos; adestramento em técnicas úteis, estimulado por um sistema de distintivos; vida ao ar livre e em contato com a natureza; interação com a comunidade; mística e ambiente fraterno.

5. Desenvolvimento pessoal pela orientação individual, considerando: a realidade e o ponto de vista de cada membro; a confiança nas potencialidades de cada jovem; o exemplo pessoal do adulto; Seções com número limitado de jovens e faixa etária própria. “Formando nossos escoteiros, conservemos em mente o elevado objetivo visado e não nos deixemos
absorver pelos detalhes. Não deixem que a técnica se sobreponha à Moral. Eficiência mateira, vida ao ar livre, acampamentos, excursionismo, boas ações, jamborees e fraternidade mundial são meios e não fim.