Curta

O que levar na Mochila?

CHECK LIST: ARRUMANDO A MOCHILA

A relação de materiais e equipamentos a seguir, procura orientar “como” e “o que” levar numa atividade de campo. Lembre-se que um escoteiro tem de ser capaz de arrumar sozinho e carregar sua própria mochila, portanto observe sempre estes princípios básicos.

“QUANTO MENOS PESO MELHOR”
“QUANTO MENOS VOLUME MELHOR”

Todo material deve ser MARCADO com seu nome, principalmente o uniforme.
Acampamento não é desfile de moda. Leve roupas e tênis confortáveis e de preferência mais VELHOS.
Coloque cada item num saco plástico, cuidando para que as roupas, toalhas e coisas macias fiquem no lado que estará em contato com suas costas e as coisas duras no fundo. Objetos que serão usados freqüentemente devem ser colocados na parte de cima (material de higiene, prato, caneca, etc.).
Esta relação pode ser adaptada para mais ou menos dias, retirando-se ou acrescentando-se itens de vestuário.

Lobinhos, cliquem aqui

Escoteiros, cliquem aqui

NORMAS PARA ATIVIDADES AO AR LIVRE

O objetivo das atividades ao ar livre (acampamentos, bivaques, excursões, etc.) é propiciar ao jovem contato com a natureza, pois ela nos oferece ar puro, conhecimento,  espaço para correr, oportunidade para promover jogos e testar nossos limites de resistência, além de oportunidades de explorar, desenvolver os sentidos e as habilidades.

Segue abaixo, algumas normas que deverão ser seguidas nos acampamentos.

- Estar sempre no horário marcado e com autorização assinada pelos pais ou responsáveis, assim como observações sobre uso de medicamentos ou cuidados especiais
- Nunca sair do local de acampamento sem a permissão do chefe. Quando permitido, sair acompanhado de outro escoteiro.
- Jamais os meninos adentrarem nas barracas das meninas e vice-versa.
- Nunca adentrar no campo de outra Patrulha sem a permissão da mesma. Quando permitido, entre pelo portal.
- É preferencial que o Escoteiro não durma sozinho na barraca, pois existem vários fatores (sentir-se mal, animais peçonhentos, etc.), pois  um companheiro pode colaborar.
- Em jornadas ciclísticas não será permitido bicicletas que não ofereçam segurança (sem freio, pneus com borracha gasta, câmbio que não funciona, etc.).
- Em acampamento, Escoteiro não dorme, somente passa a noite, assim sendo, basta levar um pequeno colchonete (leve e de fácil transporte) e de preferência saco de dormir.
- Alguns equipamentos e objetos são obrigatórios: lanterna, cantil, cobertura, protetor solar, chinelo, tênis e roupa reserva.
- Escoteiro é limpo de corpo e alma, por isso não esqueça de levar e usar a escova e o fio dental, sabonete e xampu para o banho .
- Existe uma programação que deverá ser cumprida, principalmente no que tange à alimentação. Os horários de alimentação deverão ser aqueles que foram estabelecidos nas reuniões prévias realizados com a chefia e que fazem parte da programação. Alimentos como balinha, chocolate, bolacha recheada, refrigerante, etc., só serão permitidos se fizerem parte do cardápio (não aconselhável para o campo, pois atrai insetos e outros animais). Exceção somente àqueles alimentos solicitados pelos pais em razão de dieta alimentar médica.
- Jamais alimentar-se dentro da barraca, pois atraem insetos, principalmente formigas.
- Se ficar sob sua responsabilidade levar determinado material (equipamento, alimento, etc.), o Escoteiro cumpre aquilo que lhe foi determinado. Se ocorrer algum imprevisto, deverá providenciar a entrega daquilo que irá fazer falta para a Patrulha (aquilo que não é de uso ou consumo pessoal). Afinal, os Escoteiros são agrupados em pequenos grupos de 6 à 8 pessoas (sistema de Patrulha) para operarem como um time, vivendo e trabalhando juntos, dividindo experiências, em uma forma de democracia e regida pela Lei Escoteira.
- Não há problema em levar o celular, apenas que seu uso se limite à extrema necessidade. Demais equipamentos eletrônicos e objetos (revistas, jogos, etc.) somente se estiverem na programação.
- A palavra final de ordem é da chefia.
- Devemos deixar o ambiente melhor do que quando o encontramos.